DESTAQUE

WAGNER BRASIL

Com explícito amor à música e aos simples gestos, o engenheiro, arquiteto e pianista Wagner Brasil, parceiro cultural da Sociedade Recreio Gramadense, é fronteirista de Bagé e estendeu uma parte da sua vida na Serra Gaúcha. “Considero-me privilegiado pela vida, pois tive a sorte de nascer em uma família unida. Cresci com piano em casa e com pais sensíveis que me apoiaram em todas as decisões”, diz.

 

Wagner Brasil

 

Estudou em Santa Maria, escolheu Porto Alegre para viver, mas divide seu tempo em Canela e Gramado. Frequentou cursos no exterior que certamente proporcionaram ensinamentos e experiências que o acompanham nos dias de hoje. Morou em Brasília e durante este período, teve a oportunidade de trabalhar com profissionais como Lúcio Costa e especialmente, Oscar Niemeyer na condição de Diretor de Urbanização da capital do Brasil, Patrimônio da Humanidade por Urbanismo tombado pela UNESCO.

 

Wagner Brasil e Lucio Costa, 1989. Foto: Arquivo Pessoal Wagner Brasil

 

   

Pianistas de Bagé em momento de homenagem , Recreio Gramadense. Foto: Gustavo Merolli

 

Prestígio das irmãs Adelaide, Berenice, Clarice. Foto: Arquivo Pessoal

 

O encontro de gerações: Patrick Brasil Menuzzi (Mestrando em Piano UFRGS) e Wagner. Foto: Arquivo Pessoal

 

Deixando marcas positivas por onde passa, emocionou platéias com os “Pianistas de Bagé” grupo de músicos do qual participa há mais de meio século desde a primeira montagem em 1963. Criado pela professora Gelcy Porto Médici o espetáculo retornou nos anos 2000 através da ação da pianista Lúcia Antônia Bezerra de Mello. Em 2017, trouxeram o espetáculo para Gramado e se apresentaram na Recreio, pela primeira vez, executado simultaneamente com cinco pianos a vinte mãos em formato único no mundo. "Lembro-me da incrível operação com o Ike Koetz para conseguirmos os cinco pianos e transportá-los para dentro do clube". Inspirado no conjunto de Pianos Carlos Gomes, o grupo considerado relíquia brasileira aqui do Rio Grande do Sul, desde 2019 conta com patrocínio master da Claro pelas mãos do presidente José Felix e realização da Branco Produções, de Porto Alegre.

 

Pianistas de Bagé, Recreio Gramadense. Foto: Gustavo Merolli

 

 Os Pianistas de Bagé. Foto: Gustavo Merolli

 

No último dia 20 de março a instituição artística “Pianistas de Bagé”, foi consagrada patrimônio cultural, imaterial e histórico do município de origem, pela lei número 6.179 artigo 3º da lei 4836/2010 de autoria da vereadora Sonia Mara Gomes Leite sancionada pelo prefeito Divaldo Lara. Além das fontes e organismos de Bagé que os reconhecem como uma entidade promissora de fundamental importância artística e cultural, Wagner conta com muito orgulho que tiveram o reconhecimento da Sociedade Recreio Gramadense, Natal Luz de Gramado pela Prefeitura de Gramado através da Gramadotur e Secretaria de Cultura e Educação de Gramado.

 

Plantando a semente. Pianistas de Bagé com os alunos da Escola Municipal Senador Salgado Filho e Ike Koetz. Foto: Arquivo Pessoal Wagner Brasil

 

 

Com a família, em Canela. Foto: Arquivo Pessoal

  

Ao lado de José Wilson Coronel, há muitos anos, os profissionais ilustram grandes publicações arquitetônicas e decorativas do país, com um trabalho cheio de significado e harmonia. Com obras de interiores e construção civil em diversos estados do Brasil a empresa WJW concretizou-se como sinônimo de eficiência e atua desde Miami até o Montevidéo. “Isso nos dá muitíssima alegria e honra devido a excelente relação que mantemos com nossos clientes nos pós-obra, objetivo maior de quem constrói. De uma forma musical, diria que fazer uma casa, um prédio, uma fábrica, um escritório não é empilhar tijolos, mas realizar sonhos e completar a vida. Com maturidade, posso dizer que sou um homem realizado. Fui aquinhoado pela vida e neste sentido sou feliz”.

 


Contatos:

www.wjw.com.br

https://www.facebook.com/wjwarquitetura/

Insta:wagnerbrasil_wjwarq

@wjwarquitetura

wagnermbrasil@wjw.com.br