RELEMBRANDO

UMA FAMÍLIA DE RESPEITO

Marília Daros Franzen propôs exatamente o objetivo do projeto Relembrando. “Cada um tem uma rica história para contar em detalhes ...” Enquanto esperava o primeiro convidado para ouvir suas memórias de vida na Recreio, consultei um livro buscando conteúdo e me deparei com as palavras da historiadora e professora Marília Daros, que coloca a proposta a qual estamos dispostos: “ouvir toda a nossa comunidade”.  A seguir, o trecho do livro Grãos: Coletânea Histórica / Marília Daros - Porto Alegre: Ed. Do Autor, 2008, páginas 390 e 391.

 

Capa do livro Grãos - Coletânea Histórica

 

Meu pai Hugo Daros contava que, quando menino, nos seus 10 a 12 anos, no prédio inicial deste Clube, (...) em frente a Major Nicoletti, que ainda não era bem uma praça, costumava servir como garoto auxiliar na armação do bolão, que possuía uma cancha de chão batido, aberta, com cobertura de de xaxins em volta. Em dia de cerração, era até difícil para o armador visualizar a bola que vinha vindo!... Devia ser até mesmo no grito!...

( ...)

Tenho certeza que cada um tem uma rica história para contar em detalhes, e transformar em um relato histórico maravilhoso para o clube.

Mas para isso, é preciso ouvir toda a comunidade novamente.

(...)

Ouvir relatos de 90, 70, 50, 30 anos atrás, representa mais de ano de pesquisas e muita matéria prima de produção textual.

Gostaria de me desculpar com minha comunidade da Recreio por não ter feito isto. Mas muito já publiquei sobre ela. De qualquer forma, nas imagens que agrego a esta crônica comemorativa, deixo meu aplauso a esta FAMÍLIA DE RESPEITO que a RECREIO GRAMADENSE representa.

Gostaria de ter decorado mais bailes; de ter trabalhado mais na arrumação das mesas para os eventos; de ter feito mais peças teatrais para aquele palco ocupando os jovens gramadenses; de ter cuidado melhor da documentação histórica do clube; de ter auxiliado a evitar a grande perda histórica que o Clube viveu, de ter dançado mais e mais naquela pista; de ter salvo mais taças dos armários do bolão; de ter guardado os estandartes e fantasias dos carnavais que desfrutei no seu salão; de ter lido todos os livros de seu grande acervo bibliográfico; de ter convivido mais com a atualidade do clube.

(...)

Tomara que o destino que os nossos pioneiros sonharam quando criaram a Sociedade Recreio Gramadense consiga sempre sobreviver diante do progresso.

Agradecimento especial a Andreia Fattori Franzen, por ceder as fotos que ilustram esse projeto, à Iraci Koppe e Margot Rost que ajudaram a legendar.

 

 

 

 

Lealdo Willrich, Hugo Daros, Benno Ruschel, Marilia, e Guilhermo Dal Ri. Acervo Particular Hugo Daros

 

1º Baile de Debutantes: Maria Lúcia Zatti, Ana Maria Ruschel, Ginês Maria Perini, Elaine da Silva Reis, Inês Mari Soares de Oliveira, Iara Maria Klement, Susana Willrich, Marília Daros, Elóide Verena Muller, Liana Maria Ferreira, Vanderlei Peccin, Franci Maria Zatti, Teresinha Lorezoni, Margot Dal Ri, Ingrid Kati Schwingel, Arlete Bertolucci, Silvia Willrich, Marlene Tissot e Maria Tomazelli.  Acervo Particular Hugo Daros

 

Baile dos Estudantes, 1942. Acervo Particular Hugo Daros

 

Baile dos Estudantes, 1962. Acervo Particular Hugo Daros

 

Baile dos Estudantes, 1962. Acervo Particular Hugo Daros

 

Vanderlei Peccin, Eunice Balzareti, Marilia Daros e Doraci Michaelsen no Baile das Hortênsias 1962. Acervo Particular Hugo Daros

 

 

Festa de 15 anos, 1962. Acervo Particular Hugo Daros

 

Formatura 1962, Marília e Hugo Daros. Acervo Particular Hugo Daros

 

Carnaval 1963. Acervo Particular Hugo Daros

 

 

Baile dos Estudantes, 1964. Marília Daros, Liana Ferreira e Eunice Balzaretti. Acervo Particular Hugo Daros

 

Carnaval 1965 Liana, Lora, Vanderlei, Eunice e Marilia. Acervo Particular Hugo Daros

 

Carnaval 1965. Acervo Particular Hugo Daros

 

Despedida do Curso Normal 1965. Acervo Particular Hugo Daros

 

Despedida do Curso Normal 1965. Acervo Particular Hugo Daros

  

Sueli e Hugo Daros, Recreio, 1986. Acervo Particular Hugo Daros

 

 

APOIO: