RELEMBRANDO

OSVALDINA PANITZ LIED

Nas palavras de Gilberto Drecksler, Escritor, podemos conhecer um pouco mais sobre Dona Osvaldina e sua contribuição para a Sociedade Recreio Gramadense e cidade de Gramado, bem no início da nossa história.

 

Osvaldina Panitz Lied, nasceu em Porto Alegre em 20 de julho de 1882 e trouxe uma imensa bagagem de cultura, pois frequentava a Sociedade Orfheu, como atriz amadora de um grupo artístico. Conheceu João Leopoldo Lied, um dos fundadores de nossa cidade, nascido em Steinkop, Fazenda Borges, Morro da Paula. Casaram-se em setembro de 1906. Estava ali oficializado um dos primeiros pares sociais de Gramado.

 

Juntamente com outros abnegados, tiveram o privilégio de fundarem a Sociedade Recreio Gramadense e elaborar seus primeiros estatutos sociais. Lied foi presidente durante 11 anos seguidos. Ele com sua incansável esposa Osvaldina, tiveram grande dificuldade em transmitir aos associados, boas maneiras, sociabilidade, como não usar botas e não usar armas dentro do clube.

Osvaldina auxiliava também na organização das festas bailes usando suas mãos com habilidade para ornamentar as rústicas paredes. Os bailes iniciavam com a Polonése. O salão era iluminado a gás de mitileno. Era localizado em frente a Praça Major Nicoletti, esquina com Madre Verônica. Organizava quermesses, angariando fundos para a melhoria da sociedade, que era o orgulho de seus fundadores, marco de uma nova etapa na vida da então pequena vila de Gramado, a Sociedade Recreio Gramadense símbolo da vida social, lar da família gramadense.

 

 

Naquela época as pessoas plantavam legumes em frente as suas casas. Ela convenceu, aos poucos, as pessoas a transferirem as hortas para os fundos, sempre que possível. O casal distribuía mudas de plantas para que amigos cultivassem. Os legumes e verduras foram substituídos por flores e assim surgiam os primeiros jardins residenciais em Gramado, na Serra Gaúcha.

Osvaldina foi a primeira que trouxe hortênsias de Teresópolis, Rio de Janeiro. Plantou as mudas em sua casa que ficava onde hoje é o Centro de Informações Turísticas. Com outros tipos de flores fez um jardim maravilhoso e dizia aos quatro ventos que “Gramado será a cidade das flores no futuro e a mais bela cidade do interior”. 

 

 

 

APOIO: