RELEMBRANDO

O CENÁRIO DA FUNDAÇÃO

Na semana em que comemoramos 104 anos do Clube, Gilberto Drecksler, Conselheiro e Escritor, nos conta como tudo aconteceu, no cenário da fundação da Sociedade Recreio Gramadense, no dia 15 de abril de 1915.

 

Gilberto Drecksler, escritor

 

A fundação da Sociedade Recreio Gramadense, ocorreu numa época difícil, porque a 1ª Guerra Mundial iniciou um ano antes, envolvendo o mundo na insegurança e incerteza. Os negócios retraíram-se em toda parte e as iniciativas não vingavam. À tardinha do dia 15 de abril de 1915, dois dias após o nascimento de Gramado como 5º Distrito de Taquara, notava-se um movimento na casa do Sr. Augusto Zatti.  O vai e vem era intenso. A neblina do Vinte e Oito, entrava na Vila, em grandes rolos.

Devido ao frio a rua estava deserta e ao anoitecer, o silêncio era profundo. Augusto Zatti proprietário da segunda casa de comércio em Gramado, maestro da 1ª banda de música, muito animada que havia sido fundada na Linha Nova, era o anfitrião. Em pouco tempo a sala estava lotada e, entre os presentes encontravam-se o sub-intendente Capitão José Nicoletti Filho, o escrivão João Leopoldo Lied, o comerciante Pedro Benetti e outras ilustríssimas pessoas naquele memorável dia.

Na residência de Augusto Zatti, às oito horas da noite, procedeu-se, a eleição para a 1ª Diretoria da Sociedade Recreio Gramadense, com o seguinte resultado:

Presidente - João Leopoldo Lied, Vice-presidente - Pedro Carrera, 1º Secretário - Bruno Boelter, 2º Secretário - Pietro Bertolucci, 1º Tesoureiro - José Nicoletti Filho e 2º Tesoureiro - Pietro Bertolucci.

Em seguida fez-se a leitura e aprovação dos Estatutos que foram unanimemente aprovados, considerando-se, então, organizada a Sociedade Recreio Gramadense. Lavraram a Ata, Bruno Boelter. José Nicoletti Filho, Pedro Carrera Filho, Pedro Benetti, Pedro Bertolucci, Antonio Benetti, Augusto Zatti, Paulo Sartori, Luiz Gallo, Domingos Bazzo, Francisco Boscato e Pedro Della Wechio.  Após alguns dias, em 25 de maio de 1915, assinaram a ata de aprovação dos Estatutos, Bruno Boelter, secretário e João Leopoldo Lied, presidente.

 

 

 

Gramado com neve. Arquivo Particular Hugo Daros

 

Praça Major Nicoletti. Arquivo Particular Hugo Daros

 

 

  

Sociedade Recreio Gramadense Anos 20. Acervo S.R.G.

 

 

As Floristas no dia da inaugurão da Sede da Sociedade Recreio Gramadense 1928. Foto: Arquivo Público João Leopoldo Lied

 

Sociedade Recreio Gramadense 1929. Foto: Arquivo Público João Leopoldo Lied

 

 

 

Sociedade Recreio Gramadense Anos 80. Acervo S.R.G.

 

 

 

Sociedade Recreio Gramadense, 1987. Foto: Bonfante

 

 

Sociedade Recreio Gramadense Ano 2000. Acervo S.R.G

 

Foto: Gustavo Merolli 

 

 

 

 APOIO: