RELEMBRANDO

FAMÍLIA GRAMADENSE

Em 1965, Jorge Magnus chegou em Gramado para administrar a farmácia do senhor Benno Ruschel. “Ele apresentou-me o clube. Na época o presidente era o senhor Maury Pasqual, grande amigo da juventude, tinha uma postura especial de proteção aos jovens. Lembro-me dele na porta, cumprimentando, recebendo a gente na chegada das festas. Na saída, sempre despedia-se com um abraço. Domingos a tarde na sacada da Recreio os jovens encontravam-se para ouvir músicas em toca fitas de caixinha, tomar refri e às vezes Cuba. O clube primava pela disciplina e comportamento e a diretoria cuidava para que não houvesse baderna. Caso alguém passasse dos limites, levava advertência e até suspensões”.

  

 

Marli Drecksler, Fátima Cardoso, Maria Delourdes, Margaret Dal Ri. Acervo pessoal

 

Conheceu sua esposa Maria Delourdes, filha do associado senhor Miguel Sbabo. Ela comemorou 15 anos e debutou na Recreio também. Administrou o Departamento de Promoções no intuito de movimentar o clube.  “Fundamos o bloco de carnaval Crentes da Folia. Era um bloco exuberante! Representamos a Sociedade Recreio Gramadense com uma linda apresentação no clube XV de Novembro, em Campo Bom, o top da sociedade carnavalesca naquela época. Mas o baile de carnaval mais frequentado da Serra Gaúcha era na Recreio. Os blocos ganhavam um final de semana para cada um administrar as bilheterias da boate e angariar fundos, produzir fantasias e investir nos blocos para dar mais brilho ao carnaval”.

 

Miguel Sbabo e Maria Delourdes Sbabo, Baile de Debutantes, 1965. Acervo pessoal

 

Baile de Debutantes, 1965. Acervo pessoal

 

Na fria manhã de 18 de agosto de 1968, foi fundado o Orbis Clube de Gramado. “Por solicitação do amigo gramadense Luiz Prezzi do Orbis de Sapiranga, Clarindo convidou a mim e alguns amigos para uma reunião na Recreio. Quando chegamos, estavam o prefeito, senhor Bepe Perine, presidente Rugart Volk, entre outras autoridades. No seio da sociedade Gramadense, surgiu o Orbis Clube de Gramado que presta serviço social, amparo aos carentes e estímulo da família contribuindo com o poder público às atividades voltadas para comunidade até hoje” registra.

 

Casamento Jorge e Ludi, 1969. Acervo pessoal

 

Recém casados Jorge e Ludi na escadaria da Recreio, 1969. Acervo pessoal

 

Casamento Jorge e Ludi, 1969. Acervo pessoal

 

Jorge e Ludi casaram-se em 12 de julho de 1969. “Na época eu trabalhava na Ortopé com Horst, Rugart e Tino Volk. Convidamos mais de 200 pessoas. A comunicação não era tão simples, mas pedi que avisassem um grande amigo que recentemente estava morando nos Estados Unidos. Lembrar da presença do Dinda que veio especialmente de Nova Iorque e nossa eterna amiga Cleusa que sempre esteve conosco, emociona. Fizemos uma festa linda! No mesmo ano, fomos convidados por seu Adail e Dona Zari, Raul e Presilla para participarmos do Bloco dos Velhinhos e nos divertimos juntos por 25 anos”,  conta.

 

Tradicional foto de casamento na entrada da Recreio, 1969. Acervo pessoal

 

Mister Suéter, relembra as modas ditadas pelas malharias que se esmeravam para se destacar na vitrine do Baile do Suéter. “Foi uma grande preparação! Marlene, minha cunhada produziu o meu modelo com a supervisão da minha sogra a dona Hortênsia Sbabo e eu fui o campeão! Aqui tivemos a oportunidade de assistir a shows do Agnaldo Rayol e Angela Maria. Momentos espetaculares! Mas, na minha opinião o baile de Debutantes foi o grande charme da Recreio. Uma festa maravilhosa, com muito respeito e carinho. Minha filha Morgana debutou aqui”.

 

Alexandre, Morgana, Ludi e Jorge Magnus, Baile de Debutantes, 1985. Acervo pessoal

 Casal unido em solidariedade. Foto: Divulgação Orbis Clube de Gramado

 

Jorge Magnus atuou na administração da cidade passando pela Câmara, diretoria de parques, praças e esportes e continua contribuindo com a comunidade. “Acompanho o desenvolvimento de Gramado há muitos anos. O progresso acarretou em algumas mudanças, mas acolhimento e receptividade do nosso povo se mantiveram. A Sociedade Recreio Gramadense tem esta mesma marca registrada”.

 

 

  

APOIO: