RELEMBRANDO

A CASA MÃE DE GRAMADO

Entre 1977 e 1979, o senhor Eddi Oaigen assumiu a presidência da Sociedade Recreio Gramadense. Naquela época, Nelson Dinnebier era prefeito e o Festival de Cinema na sua 4ª edição, um destaque nacional. Ao lado da Dona Beracy, o casal Rotariano ativo por muitos anos, expressa um imenso carinho por Gramado e pela Recreio.

 

Eddi e Beracy Oaigen, 90 anos Sociedade Recreio Gramadense. Foto Acervo Pessoal

 

“Eu sou Cachoeirense e me apaixonei por Gramado desde o primeiro dia em que estive aqui. Chegamos aqui, setenta anos atrás, recém-casados! Éramos nós dois e hoje somos mais de vinte”, diz o senhor Eddi contando que todos os seus filhos e netos nasceram em Gramado.

Dona Beracy voltando ao ano de 1949 relembra: “trabalhávamos juntos em Cachoeira. Os dois no mesmo ofício: tipógrafos. Fomos contratados pelo Professor Hahn, que era proprietário da tipografia e da imprensa de Gramado. O Eddi veio uma semana antes, Gramado era uma coisinha de nada, o 5º Distrito de Taquara e hoje é orgulho da gente! No início foi um pouco difícil, mas muito bom! Fomos bem recebidos e fizemos muitas amizades. O convívio na Recreio foi maravilhoso: o ponto de encontro de reuniões sadias”!

 

Eddi com a filha Sonia Oaigen, Iraci Casagrande. 95 anos Sociedade Recreio Gramadense. Foto Acervo Pessoal

 

A família Oaigen sempre participou ativamente da sociedade, com muita dedicação aos eventos no clube. E eles contam, que projetaram seus filhos na Recreio pois o clube sempre recebeu seu povo com atenção. “As noites de terças feiras no bolão eram sagradas. O seio da família Gramadense. A união de diversos grupos de amigos. Nesses encontros trocavam-se ideias e fortaleciam valores. Admiro muito Gramado pela maneira que cresceu, pelo seu povo que sempre amou esta cidade”. Sr. Eddi, se refere a Recreio como A CASA MÃE DE GRAMADO. “As pessoas cresceram nesse lugar que é nosso esteio. Foi onde se formou nossa sociedade, onde se educou boa parte da mocidade, com tantos princípios. É acolhedora, como nosso povo, sintonizado com o turismo”.

 

Adail Castilhos, Beracy Oaigen, Inês Masotti e Eddi Oaigen. Velhinhos Transviados, 1970. Foto Acervo Pessoal

 

Beracy Oaigen, Hugo Daros, Eddi Oaigen, Lauri e Alex Lages, 1974. Foto Acervo Pessoal

 

Eddi Oaigen foi gerente da Caixa Econômica Estadual e presidente da 7ª Festa das Hortênsias. “É uma história que Gramado se orgulha, pois dessa flor brotou tudo o que há hoje. O alemão Oscar Knorr foi o grande cultivador das hortênsias que existem até hoje lá no alto do Parque Knorr. Era alegre, educado, sempre de bem com a vida. O pessoal brincava que ele era um alemão diferente. Um amigo muito guerreiro que lutava pela comunidade”.

 

Paulo Roberto Oaigen, Eddi Oaigen e Caio Tomazelli, 1977. Foto Acervo Pessoal

 

Segundo Dona Beracy, “assim que anunciada a data de algum baile, as mulheres se reuniam para colaborar de qualquer maneira, na ornamentação. E em tudo a gente sempre tinha uma participação. O ponto chave dos bailes eram alegria e felicidade nos encontros. No Baile da Pelúcia, usávamos longo e o salão ficava com um colorido muito bonito, com vestidos estampados e outros lisos. Nas festas a gente conversava muito, mas muitas vezes ficávamos para trás e os homens tomavam conta do assunto. As orquestras que vinham de fora eram maravilhosas e o conjunto do Almiro Drechsler um sucesso. Mas tudo muda, e hoje os nossos filhos aproveitam”. Sobre baile de debutantes ela diz: “Todas as minhas filhas debutaram aqui. Inclusive trouxemos duas sobrinhas de fora para participarem. A gente fazia muita propaganda de Gramado e o pessoal que vinha de Cachoeira se encantava com a natureza da cidade”.


Diretoria em 1977: Caio Tomazelli, Ivo Sippel, Luia Barbacovi, Eddi Oaigen, Clarindo Tissot, Carmo Henzel, Lauri Arnold. Foto Acervo Pessoal

 

Na gestão de Eddi Oaigen a Recreio recebeu grandes festas do Festival de Cinema, bailes da Fearte e foi nesta época a inauguração do famoso Bar da Sacada. “Gramado invadiu nossos corações de uma maneira que quando chegamos aqui não imaginamos sair mais. Eu sempre fiz amizades com facilidade e graças a Deus, acho que nunca decepcionei ninguém! Assim a gente vive a vida. Às vezes é um pouco dura, mas só não é maravilhosa para quem não quer. Tudo depende de cada um. Um automóvel anda na velocidade alta, baixa ou média, depende do motorista. Nós dirigimos a nossa vida, que é boa e muito bela”.

 

  

APOIO: