RELEMBRANDO

A LENDA DO COMBATE

Carlos Gilberto Drecksler é pesquisador da história gramadense e autor de alguns livros sobre Gramado, entre eles: "Eterna Recreio de 1915 a 2005", "Retratos de Gramado", "Era uma Vez - Relatos de Gramado" e "Romantismo".

Contando-me suas histórias ele relatou que certa vez, meados de 1942, houve aqui no clube um jogo de bolão entre o grupo Combate da Sociedade Recreio Gramadense e um grupo de jogadores representando Igrejinha. Segundo o escritor “havia uma grande competição entre a cidade de Gramado e Igrejinha em desempenho esportivo como até hoje acontece em times de futebol. Mas naquela época, no bolão existia muito fanatismo, mesmo”. 

Popularizado na Europa e Estados Unidos durante a segunda metade do século XIX, o Bolão é uma modalidade esportiva de origem germânica, ancestral do boliche, um dos mais antigos tipos de jogos da história da humanidade. Composto de uma cancha de madeira, com aproximadamente 30m de comprimento e 2m de largura, bolas de arremesso feitas de madeira ou resina e nove pinos de madeira com 40cm de altura e 1,5 a 2 kg. A pista onde se rola a bola apresenta 34cm de largura exigindo muita concentração do atleta.  Uma “boa bola” apresenta entre 10 a 11kg, podendo ter 2 ou 3 furos. O objetivo do jogador é arremessar as bolas na pista e acertar o maior número possível de “noves”, possuindo variações de estilo de jogadas.

 

Jogo de Bolão na Sociedade Recreio Gramadense 1963. Acervo S.R.G.

 

O relato é sobre o que aconteceu em um famoso “embate na Recreio”“Todos prontos para a grande partida. Nós da equipe Combate, de Gramado, tínhamos uma grande vantagem: um companheiro do time de bolão, muito criativo e habilidoso. Nosso amigo, muito esperto, decidiu instalar um pequeno equipamento conhecido como “macaco”, embaixo da cancha”, conta Gilberto. 

 

Caricatura "O Bolonista e o Macaco". Ilustração Margot Dal Ri Rost, para o projeto Relembrando Recreio Gramadense. 

 

- "Um dos jogadores ficava escondido e cada vez que o time de Igrejinha jogava, recebia um sinal para acionar o “macaco”. Levantava aproximadamente 2cm de um lado da pista. Claro, que os adversários não tiveram a mínima chance. Quando a jogada era feita pelo time Combate, a cancha era discretamente baixada com o auxílio do macaco hidráulico e aí era ponto certo: bola no meio e pinos para todos os lados. Uma jogada caprichada! Ninguém desconfiou de nada. Ganhamos de goleada esse jogo do time de Igrejinha. A comemoração aconteceu, com muita música e um ótimo churrasco, é claro... O “amigo criativo” foi erguido pelo time que comemorou esta grande vitória sob os terríveis adversários”.

 

 

 

  

APOIO: